Carregando...
Notícias
  
Estudantes visitam proriedades na zona Rural
10.set.2014 [qua]
Estudantes visitam proriedades na zona Rural



As escolas municipais de Cianorte abraçaram o tema do Programa Agrinho 2014 e desenvolveram experiências pedagógicas com os alunos, com projetos sobre a Conexão Campo Cidade e o Nosso Papel para Melhorar o Mundo. Ao longo dos últimos meses, as crianças mergulharam no universo rural por meio de aulas teóricas e atividades práticas, que na sua maioria proporcionaram momentos únicos de contato com a natureza e a vida no campo. Uma das propriedades visitadas pelos estudantes foi a produção de hortifruti e flores dos produtores Márcio e Helena Escamardi. "Recebemos os alunos do Colégio Jardim Aeroporto mostramos como é o dia a dia no campo. Conheceram a horta onde produzimos alimentos que são comercializados na Feira do Produtor e o rozeiral de onde tiramos os botões de rosas que são vendidos na cidade", explicou Escamardi. As 13 escolas municipais participam do Agrinho com o envio de desenhos e redações de cada uma das turmas e 11 experiências pedagógicas, sendo elas "Da fonte ao consumo", da Cecília Sato; "Do campo a mesa: o caminho dos alimentos", da Dom João Bosco; "União campo-cidade: uma parceria indissociável" e "Plantando hortaliças em pequenos espaços: horta com pneus", da General Ernesto Geisel; "Pela estrada a fora" e "Semeando vida saudável", da Gonçalo Moreno Gutierres; "Conservação da água e preservação dos mananciais e lençol freático da região" e "Água: nossa riqueza natural", da João Bueno de Godoy; "A inter-relação campo- cidade", da Lídia Usuy Ohi,  Reciclar é preservar", da Maria Montessori e "Aprendendo a melhorar o mundo com a compostagem", da Vicente Machado.

"As atividades do programa Agrinho vêm destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização, caracterizando a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vistas à alfabetização do conhecimento do campo e da cidade para todos os alunos", disse a assessora educacional de Ensino Fundamental, Zilma Lehmckuhl de Lima. Já a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, destacou a valorização do campo feita pelo Agrinho. "Levar nossos alunos a debaterem a importância do campo é fundamental para valorizar a vida rural. Tenho certeza que o processo de aprendizagem dos alunos é engrandecido com iniciativas como esta do Agrinho, por isso a Prefeitura deu todo o respaldo às escolas e professores para o desenvolvimento das experiências pedagógicas, com capacitações, palestras para alunos e pais, transporte para realização de visitas, entre outros", comentou.
 
O Agrinho é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR PR – e, em Cianorte, em parceria com o Sindicato Rural e a Secretaria de Educação e Cultura. O Programa é desenvolvido com crianças do ensino fundamental da rede pública, por meio de atividades pedagógicas relacionadas a temas como cidadania, meio ambiente e responsabilidade social. Os melhores trabalhos de alunos e professores são premiados em uma cerimônia realizada em Curitiba todos os anos. As categorias de disputa são: Redação, Desenho, Desenho Especial, Experiência Pedagógica, Escola Agrinho e Município Agrinho.
 

Fonte: Aflotur

Fale Conosco:
Presidente (Mauricio): (44) 9949-0007
Vice-Presidente (Julio): (44) 9957-9815

aflotur@gmail.com
Nexus Design